Você já percebeu que cores conseguem influenciar o nosso dia a dia?

A cor das roupas que usamos, as cores dos ambientes, a cor que predomina numa decoração, pode auxiliar tanto no controle emocional quanto no campo energético. As cores são aliadas essenciais no equilíbrio do ambiente, refletem em nossa autoestima e podem inclusive melhorar nossa produtividade.

cores_significado

As cores estão tão presentes em nós que facilmente nos vem à mente sensações distintas quando pensamos em uma cor específica: quando se pensa em branco, a grande maioria pensa em paz. Quando se pensa em cinza, por exemplo, a maioria terá a sensação de algo nublado, tempestuoso, sério e sóbrio.

Terapia das cores

Você sabia que as células do nosso corpo se comunicam com a luz por meio dos fótons – agentes luminosos – e que se direcionarmos essa comunicação com determinadas cores podemos conseguir resultados incríveis?

Usar uma luz ambiente e cores de roupas específicas é muito positivo para se alcançar resultados em dietas, no apetite, acelerar processos de cura melhorando os campos emocionais e físicos.

Cromoterapia – o que é?

Cromoterapia é o uso das cores como meio terapêutico. Através da aplicação de cores, banho de imersão, meditação ou mentalização de determinadas cores é possível melhorar os campos emocionais e físicos e influenciar diretamente o funcionamento do nosso organismo.

cromoterapia

Esse método de tratamento faz o uso do espectro visível – cores – da radiação eletromagnética para auxiliar na cura de doenças e restabelecimento do equilíbrio.

A cromoterapia é uma terapia complementar que deve ser usada em conjunto com o tratamento convencional. Para esta terapia, cada cor tem uma propriedade diferente e age em pontos específicos para estimular uma reação curativa. Em geral, os pontos da acupuntura como base atingem canais energéticos espalhadas pelo corpo, fazendo com que a energia estagnada que gera enfermidades se equilibre.

O significado das cores

cor_amarelo

Amarelo : É uma cor muito ligada à mente. Ajuda no discernimento e tende a afastar o medo, contudo, não transmite estabilidade. É muito utilizada no combate à depressão.
Não é muito recomendado o uso de amarelo em quartos por que tende a provocar o estímulo mental, podendo impedir o descanso ideal e influenciar na qualidade do sono.

cor_verde

Verde: O verde é a cor mais indicada para harmonização entre corpo, mente e emoções, ou seja, o equilíbrio.
O verde simboliza vida nova e atrai bens materiais. Também é considerada como a cor ideal para a digestão, tanto que muitos profissionais recomendam o início da refeição com alimentos com essa tonalidade.

cor_azul

Azul: Simboliza calma e quietude, logo, ideal para ambientes de relaxamento. Contudo, deve ser usada combinando com outra cor, pois pode provocar sensação de cansaço e sentimentos depressivos.

cor_vermelho

Vermelho: É a cor que representa a ação, que aumenta a vitalidade e desperta a vontade. Ideal para combater o desânimo, o abatimento e até a fadiga.
Deve ser evitada em dias mais estressantes.

cor_laranja

Laranja: Cor que representa a coragem, estimulando e desenvolvendo a autoestima, deixando de lado a preocupação com os outros.
É uma cor para ser utilizada em ambientes mais descontraídos, que trazem mais alegria, como sala de jantar ou área de lazer.

cor_violeta

Violeta: Cor revitalizante e que pode transmutar a frequência de qualquer célula para uma frequência mais elevada. Transmuta tudo aquilo que é negativo como sentimentos de apreensão, angústia e mágoa, raiva e tristezas acumuladas. Levanta o astral e nos conecta com nossa força espiritual e fé.

cor_rosa

Rosa: Ligada ao romantismo, ternura, ingenuidade e está culturalmente associada ao universo feminino. Inspira beleza, suavidade, pureza, fragilidade e delicadeza. Utilize para atrair esperança e a sensação de relaxamento e juventude.

cor_preto

Preto: Para alguns, preto não é uma cor propriamente dito. E sim a ausência de cor. Independente disso, o preto transmite força e estabilidade, sinal de requinte e elegância.

cor_branco

Branco: Muito associada a paz, o branco inspira limpeza e tranquilidade. Sugere pureza, transmite a ideia de frescor e calma. Muito utilizada para demonstrar harmonia e simplicidade quando se faz uso do minimalismo – tendência visual onde se redor ao máximo o uso de recursos e elementos.

cor_cinza

Cinza: É uma cor muito relacionada ao conservadorismo, a tecnologia e inspira uma certa frieza. O cinza é a própria modernidade. Apesar de formal é muito flexível e agradável.

cor_marrom

Marrom: Transmite segurança e sofisticação. Se empregado com uma carga de cores quentes pode induzir a fome.

O Poder das Cores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *