Serenidade é um estado pessoal e único de calma, paz e tranquilidade e pode ser entendida como uma forma de se relacionar com as coisas. É a sensação de voltar ao seu verdadeiro eu e propósito.

Sabe aquele sentimento de paz interior, paz de espírito, tranquilidade e contentamento? Certamente você já experimentou algum dia! E é justamente disso que se trata a serenidade.

Serenidade

Experimentar o estado de serenidade pode ajudá-lo a evitar o estresse, ter mais controle para evitar aquilo que te incomoda e também lhe dizer mais sobre o que te faz realmente feliz.

Ao pensarmos em serenidade é importante saber que está ao alcance de todos e não somente daqueles especialistas em meditação, religiosos e iogues.

A serenidade pode ajudá-lo na recuperação e fazer a diferença em como você encara os desafios de sua vida. Os que buscam centrar-se para alcançar este estado tem mais probabilidade de compreender as causas vinda da ansiedade, depressão e insatisfação com a vida.

05 Dicas para encontrar a Serenidade

Mas afinal como reconhecer e encontrar a serenidade em sua vida? Essas dicas podem te ajudar!

  1. Agradeça

Comece e termine o seu dia agradecendo por tudo o que você tem e o que você é. Desde as coisas mais simples e comuns, até as maiores conquistas.

Adquira o hábito de perceber que a cada dia você coleciona pequenas vitórias, agradeça sempre.

  1. Pratique a aceitação

Aceitação não significa endossar tudo que vier passivamente, mas, reconhecer que você não pode mudar a natureza atual nesse exato momento de certas crenças, ideias, atitudes tanto suas como dos outros, sua aparência, suas emoções, pensamentos e etc.

A aceitação é um processo de colocar-se na posição de não julgamento, compreendendo que experiências desagradáveis também fazem parte da vida e quanto mais você tenta evitar, esconder e controlar esses desconfortos pode ser mais negativo e prejudicial para você.

  1. Seja gentil

Pratique a gentileza evitando atitudes indelicadas com os demais e para consigo mesmo. Elogie, demonstre palavras gentis que venham do coração, exteriorize coisas boas e demonstre interesse em ser agradável e gentil.

Ainda que você não tenha uma retribuição imediata sinta que deixou plantada a sua semente no coração de alguém.

  1. Durma o suficiente

Estudos afirmam que dormir entre 6 e 8 horas é o que o corpo humano precisa para que não se prejudique o bem estar-físico e mental.

Assim sendo, dormir uma quantidade certa de horas, todas as noites, o ajudará a acordar com uma mente clara e relaxada. Favorecerá a tomada de atitudes, determinação e no discernimento para aquilo que você se motivar.

  1. Acalme sua mente

Nossa mente facilmente se desvia para preocupações e pensamentos perturbadores quando permitimos.

Ainda que você não consiga impedir que esses pensamentos cheguem até você, perceba quando estes surgirem e tente mudar o foco. Quem sabe pensar em algo bom, positivo, lembrar de alguém que ama e do que gosta de fazer ajuda e muito!

Desenvolva uma técnica sua e pessoal para afastar pensamentos repetidos e perturbadores como contar sua respiração, nomear objetos que estejam ao seu redor, ir até uma janela ou ar livre e contemplar a paisagem.

Fonte do estudo – periodico Ph.D Soomi Lee, da Universidade do Sul da Flórida, EUA, aqui.

Leia Também:

Oração da Serenidade

Mensagem de Luz: Em Serenidade – Joanna De Angelis

O que é Serenidade e como ela pode ajudar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *