Quando se fala em ciganos remete-nos a uma curiosidade em saber mais sobre esse povo mágico que trouxe, através de sua linhagem ancestral, sabedoria, conhecimentos da natureza, misticismo, intuição e magia.

Os Ciganos tiveram sua origem na Índia e por terem uma vida nômade percorriam diversos locais e países orientais onde foram agregando à sua cultura outros traços de conhecimento às suas práticas e seu modo de vida.

Ciganos

Assim, alguns Ciganos da estrada pertencem ao Povo da Rua, que são conhecidos e celebrados pela Umbanda especialmente. Já outros, fazem parte do Povo do Oriente.
Ao longo de sua história devido a diversos feitos colecionaram devotos por terem uma energia poderosa, livre e por serem conhecedores de magias e simpatias. Trabalham auxiliando na cura emocional e física. São os médicos espirituais que trazem suas benfeitorias através dos tempos.

Os Ciganos têm conhecimento em Alta Magia com seu jeito próprio de atuar desmanchando trabalhos diversos, limpando e abrindo caminhos, favorecendo a entrada de dinheiro, favorecendo a prosperidade financeira, curando, melhorando a autoestima, o amor próprio e etc.

Os Ciganos valorizam a alegria, festas, vestimentas e elementos que remetem à sua cultura: espelhos, flores, punhais, saias e lenços, leques, taça, música e dança.

Como sempre presenciamos, a cultura Cigana é sempre com muitas cores e alegria por se tratar de um povo festivo. Um adereço de grande importância é o lenço uma vez que é uma forma de homenagear Santa Sara Kali – padroeira dos Ciganos.

Optcha é uma saudação muito utilizada pelos descendentes e devotos dos Ciganos. É uma palavra romani (língua cigana) e seu significado é “Salve”.

Em nosso mundo de hoje há diversas maneiras de conseguir agradar, agradecer e fazer seu pedido ao povo Cigano. Ainda que haja uma mistura de estilos por causa do vasto caminhar desse povo pela terra, a fé e as boas intenções serão os maiores temperos para que o povo Cigano possa te ajudar e abençoar.

Como fazer uma oferenda aos Ciganos

O culto ao Povo Cigano consiste em utilizar elementos como as pedras, cristais, velas, rosas e objetos (anéis, pulseiras e colares).
Utilização de flores e incensos (de canela, mirra ou rosa vermelha). Frutas também são bem vindas.

Oferenda maçã e flores para os Ciganos

Faça esta simples oferenda utilizando uma maçã, uma rosa vermelha e uma vela branca. Vá a um local aberto, na natureza. Coloque os elementos lado a lado. Acenda a vela e mentalize o motivo dessa oferenda, repetindo algumas palavras: “Que o Povo Cigano receba essa oferenda como prova de meu agradecimento, para que eu receba bênçãos e proteção. Optchá.”

O mais importante é ter em mente que, independente dos elementos, precisa ter o respeito com esse povo que é capaz de ajudar mas que o faz de bom grado, não como uma obrigação ou troca de favores. Lembre-se que todo pedido feito deve ser para o bem dos envolvidos e, ainda, vale refletir que uma oferenda nem sempre é um pedido. Pode ser um agradecimento por sentir a presença e por desejar as bênçãos desse povo tão especial.

Leia Também:

Magia Cigana para o Amor

Quem foi a Cigana do Oriente?

Oferenda de Prosperidade para a Cigana do Oriente

Tarô Cigano do Sim ou Não grátis

Ciganos do Oriente e suas Magias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *